Sweet Office or Sweet Home?
- Bruna Ferreira
- 29 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
O dia a dia pode-se tornar uma rotina um pouco aborrecida, principalmente quando não nos sentimos totalmente integrados no local de trabalho, ou quando nos sentimos presos ao mesmo.
Com o passar do tempo tenho percebido que o local de trabalho, e cada vez mais, se deve parecer com a nossa casa, onde nos devemos sentir à vontade para falar, dar opiniões, sair e entrar quando queremos, não ter horários de pausas fixos…
A liberdade no espaço de trabalho é essencial para um colaborador motivado e empenhado. Agora eu pergunto: Existe alguém que seja produtivo 24/7 dias por semana? Não, então porque que é que os patrões assim o exigem?
Liberdade de horário e a perceção que um colaborador não “é de ferro” é essencial para o manter feliz e fazer com que este não procure novos empregos. Tal acontece com refeições, lanches, cafés… deveriam ser disponibilizados gratuitamente aos colaboradores para que estes percebam a liberdade de horário e acima de tudo que o patrão os valoriza, esse é talvez o melhor sentimento que podemos ter.
A felicidade e a motivação de um colaborador não têm só a ver com a remuneração monetária que este recebe, mas também com o ambiente em que este trabalha e como se sente no espaço. Uma das formas que os patrões podem utilizar para avaliar a satisfação dos seus colaboradores pode ser feita através de questionários anónimos onde facilmente se sabe o que realmente os colaboradores querem pois percebem uma mais-valia no anonimato.
Em suma é essencial no local de trabalho implementar uma flexibilidade horária, bem como a semana de 4 dias laborais, assim como a facilidade do teletrabalho. Devem ainda ter em conta aspetos mais “básicos” como o ambiente da equipa, se os colaboradores gostavam de estar noutro local mais reservado. O ambiente e a união podem ainda ser melhorados com almoços surpresa, lanches de convívio, building times, dias de folga aleatórios, viagens de equipa, entre outros, o importante é sempre colocar-nos no papel do nosso colaborador e perceber o que podemos fazer para melhorar a sua qualidade no trabalho onde ele possa acordar todos os dias de manhã e sentir-se feliz por vir trabalhar.
Partilham da mesma opinião?
Comentários