top of page

Como abrir janelas? Porque portas todos abrem!

  • Foto do escritor: Bruna Ferreira
    Bruna Ferreira
  • 15 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

Na atualidade a rivalidade no mundo de trabalho é por vezes excisa e sabemos de antemão que ninguém nos felicita por um novo cargo ou uma subida de posto na carreira, muitas vezes é exatamente o contrário. Como tal é imperativo vincarmos bem a nossa posição no mercado e fazer de tudo para chegarmos até onde sonhamos.


Ou seja, mais importante que abrir portas é abrir janelas! Porque as portas todos abrem, mas as janelas são poucos…


Uma das formas de diferenciação no mercado passa essencialmente pela formação e experiência. A formação é deveras essencial na medida em que nos dá base para trabalhar com qualidade e rigor, isto não quer dizer que alguém sem formação de base não saiba trabalhar ou não o consiga fazer, mas o seu rigor literário irá ser menor e com isto poderá colocar em cheque os clientes deste profissional.


Ações de formação muitas vezes gratuita são sem dúvida uma mais-valia, na medida em que de uma forma lúdica e sem nos congestionar o horário, pois podemos encontrar o nosso ponto de equilíbrio entre vida pessoal e de trabalho, uma vez que é realizado ao nosso próprio ritmo. Na mesma forma ações de webinars, workshops, mesas redondas e colóquios nos favorecem o nosso pensamento critico e trabalham para a construção de uma opinião mais rica e valorizada no meio acadêmico e científico, o que nos favorece na medida em que nos aproximamos de líderes de opinião. Como não poderia deixar de ser a experiência é talvez a forma mais fácil de ganhar notoriedade e visibilidade de mercado, mas podemos sempre ir procurando estágios ao longo da nossa carreira, bem como trabalhos de voluntariado que nos ajudam a formar não só a nível profissional, mas muitas vezes pessoal. E sem este lado desenvolvido nunca poderemos ser bem resolvidos a nível profissional.


Em forma de despedida é essencial perceber que no mundo do trabalho cada um tem a sua posição e que não é por um trabalhador ser mais novo ou menos que sabe mais ou menos, pois este pode ser um ativo até mais importante, pois apresenta uma nova visão de mercado. De uma forma geral é preciso perceber que cada trabalhador e que cada departamento das empresas tem o seu próprio ritmo e forma de trabalho, no entanto todos tem o mesmo grau de importância. No Marketing esta visão é extremamente rara, pois na grande maioria das Startups e PMEs em Portugal o Marketing é visto como lago secundário e que todos conseguem fazer, o que não é verdade. Um trabalhador com formação em Design não pode achar que tem formação em Marketing, assim como um trabalhador formado em fotografia, não pode achar que tem formação em Marketing e vice-versa, pois todos os departamentos são suplementos ao marketing e sem o marketing não sobrevivem. Desta forma poderíamos de uma forma grosseira inferir que 90% das startups em Portugal nunca terão sucesso no médio longo prazo, uma vez que não percebem a verdadeira essência do Marketing.


E tu tens alguma experiência menos positiva na tua área de formação/trabalho? Partilha comigo!

Kommentare


275049235_2162548950563119_8559482818375925919_n.jpg

Esta sou eu...

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Deixa aqui a tua opinião...

Obrigado pelo envio!

© 2023 por JustSay. Em pareceria com Wix.com

bottom of page