Marketing: Teórico ou Prático
- Bruna Ferreira
- 25 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Cada vez mais o Marketing se tem vindo a dissipar e a ganhar notoriedade no meio profissional, mas também a nível escolar, isto é, cada vez mais está em voga uma licenciatura, mestrado ou pós-graduação nesta área.
No meio de uma panóplia de métodos de ensino e implementação diferenciados, ressalta-se uma pergunta lógica: “Marketing teórico ou prático?”
Na minha mais recente experiência pessoal a nível escolar, deparei-me com esta pergunta a pairar no meu pensamento. Numa abordagem meramente de trabalho escolar, deparei-me com dois métodos de abordagem do Marketing, o teórico e o prático (ou podemos até dizer isto de outra forma: textual e o visual). O marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades e os desejos dos consumidores a partir da oferta de produtos ou serviços que despertem o seu interesse. Claro que dentro deste nos podemos posicionar das mais variadíssimas formas e áreas de atuação, no entanto o Marketing não perde o seu pensamento central: Entregar valor.
Desta forma, e voltando ao assunto core, é então o Marketing uma ciência teórica ou prática? Na minha opinião este é realmente uma ciência teórica que se baseia em números e dados estatísticos para se sustentar, no entanto, a sua apresentação tem que se posicionar na prática e estar traduzida em elementos visuais.
Como referia anteriormente a minha mais recente experiência, baseou-se na apresentação de um projeto de valorização de um produto comoditie. Neste projeto de entre 6 grupos de trabalho, 3 destes incluíam um elemento com formação direta em Marketing, ou seja, podemos inferir que 50% dos grupos de trabalho tinham bases de trabalho na área, mas a abordagem de 2 destes 3 grupos resumiu-se meramente numa abordagem teórico. E qual é o problema de uma abordagem teórica? Na sua maioria esta abordagem é necessária e realmente deve ser a base de trabalho, mas perde o seu valor ao ser apresentada em público, pois não impacta o cliente. Neste exemplo o grupo de abordagem prática conseguiu de uma forma rápida e diferenciadora persuadir a sala de aula à aceitação do seu projeto ao contrário dos grupos de apresentação teórica.
De um modo muito básico consegui retirar uma lição base para o meu processo de aprendizagem: o Marketing deve ter uma base teórica, mas uma abordagem prática. Ou seja, devemos sempre trabalhar sobre dados, mas a apresentação destes deve ser o mais pratica possível. Através de ferramentas visuais e audiovisuais é mais fácil captar o meu público-alvo e desta forma deixá-los despertos para o produto e possivelmente encorajá-los à sua aquisição.
E vocês? Acham o Marketing teórico ou prático? Qual a vossa experiência?
Comments